Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia alerta Otan sobre cruzamento de 'linha vermelha' na Ucrânia

Ao falar em "linha vermelha", Moscou se referia ao aumento da infraestrutura militar da Otan na Ucrânia - StringerTASS via Getty Images
Ao falar em 'linha vermelha', Moscou se referia ao aumento da infraestrutura militar da Otan na Ucrânia Imagem: StringerTASS via Getty Images

Dmitry Antonov e Natalia Zinets

Em Moscou (Rússia)

27/09/2021 14h39Atualizada em 27/09/2021 14h54

O Kremlin alertou hoje que qualquer ampliação da infraestrutura militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Ucrânia cruzaria uma das "linhas vermelhas" do presidente Vladimir Putin, e Belarus disse que concordou em agir com Moscou em contraposição à atividade crescente da Otan.

Alexander Lukashenko, presidente belarusso que é aliado próximo da Rússia, acusou os Estados Unidos de montarem centros de treinamento na Ucrânia que afirmou equivalerem a bases militares, e disse que debateu o assunto com Putin.

"Está claro que precisamos reagir a isto. Concordamos que precisamos adotar algum tipo de medida como reação", disse Lukashenko, segundo citação da agência de notícias RIA.

A Ucrânia iniciou exercícios militares conjuntos com soldados dos Estados Unidos e de outros membros da Otan na semana passada, enquanto Rússia e Belarus realizaram manobras de larga escala que alarmaram o Ocidente.

Há tempos a Ucrânia, que não é membro da Otan, busca laços mais estreitos com o Ocidente e seus militares. O país tem relações tensas com a Rússia desde que Moscou anexou a península da Crimeia, em 2014, e passou a apoiar separatistas que lutam no leste ucraniano.

A Rússia se opõe com veemência à ideia de a Ucrânia integrar a Otan, e preocupou Kiev e o Ocidente no início deste ano ao reforçar forças militares perto das fronteiras ucranianas.

Indagado sobre as ações às quais Lukashenko se referia, o Kremlin respondeu: "Estas são ações que garantem a segurança de nossos dois Estados."