Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã precisa voltar a conversas nucleares para evitar escalada, diz autoridade francesa

28/09/2021 15h39

PARIS (Reuters) - O Irã precisa retomar as conversas com potências mundiais a respeito de seu acordo nuclear de 2015 para evitar uma escalada diplomática que poderia ameaçar as negociações, disse uma autoridade da Presidência da França nesta terça-feira.

Ela ainda disse que o Irã não pode estabelecer novas condições antes de voltar às conversas em Viena, já que os termos na mesa estavam claros.

Conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos sobre a retomada do pacto que visa impedir que Teerã se torne capaz de desenvolver uma arma nuclear pararam em junho. No mês passado, Ebrahim Raisi assumiu como novo presidente iraniano.

Potências ocidentais pedem que o Irã volte às negociações e disseram que o tempo está se esgotando, já que seu programa nuclear está avançando muito além dos limites determinados pelo acordo, que Washington abandonou em 2018.

"Ninguém quer uma escalada, mas para evitar uma escalada o Irã precisa voltar à mesa de negociação", disse o funcionário da Presidência francesa aos repórteres.

Nas últimas semanas, Teerã sinalizou que as tratativas recomeçariam em algumas semanas sem dar uma data específica, aumentando a frustração de Reino Unido, França, Alemanha e EUA, as partes ocidentais do pacto de 2015.

O funcionário disse que potências mundiais, incluindo Rússia e China, precisamos permanecer unidas e que Pequim em especial precisa "se expressar e agir de uma maneira mais determinada".

(Por John Irish)