Topo

Esse conteúdo é antigo

Indianos deixam de tomar 2ª dose de vacina contra Covid apesar de estoques recordes

19/10/2021 10h16

NOVA DÉLHI (Reuters) - Um "número considerável" de indianos não está recebendo a segunda dose de vacina contra Covid-19 na data correta, apesar de haver suprimentos adequados, disse o Ministério da Saúde nesta terça-feira, enquanto as infecções novas caíram para seu menor nível desde o início de março.

As doses diárias chegaram a uma média de 5 milhões neste mês, um quinto do pico de setembro, embora os Estados estejam com estoques recordes de mais de 100 milhões de doses agora que a produção doméstica de vacina da AstraZeneca dispara.

Apesar do número baixo de infecções, autoridades do ministério incentivam as pessoas a se vacinarem rapidamente, já que a temporada de festivais em andamento leva a reuniões familiares e compras em massa, o que eleva o risco de contaminação.

Quase três quartos dos 944 milhões de adultos indianos já recebeu ao menos uma dose, mas só 31% estão totalmente inoculados, principalmente por causa de um intervalo maior do que o habitual entre doses da AstraZeneca, mas também porque as pessoas não estão tomando suas segundas doses.

"Um número considerável de beneficiários que estão habilitados não receberam suas segundas doses", disse o Ministério da Saúde em um comunicado.

"Foi ressaltado que muitos Estados têm doses adequadas para vacinar as pessoas que estão esperando suas segundas doses. O governo da Índia está em posição de proporcionar doses adicionais de vacina... para poder completar a tarefa supramencionada."

(Por Krishna N. Das)