Topo

Esse conteúdo é antigo

Bloco liderado por Rússia encerra exercício militar perto da fronteira tadjique-afegã

23/10/2021 15h24

CAMPO DE TREINO DE HARB-MAIDON, Tajiquistão (Reuters) - Um exercício militar liderado pela Rússia realizado durante seis dias perto da fronteira tadjique-afegã, que visava demonstrar que Moscou está pronta para proteger Dushanbe no caso de uma incursão do sul, chegou ao fim neste sábado.

As relações do Tajiquistão com a liderança Taliban em Cabul têm sido tensas desde o início, e relatos de aumento de tropas em ambos os lados da fronteira alarmaram Moscou, que opera uma base militar na ex-república soviética.

O exercício, realizado pela Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), que também inclui Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão, envolveu mais de 4 mil soldados, bem como tanques, artilharia e aeronaves de assalto.

"Esta é a primeira vez que um evento dessa escala está sendo realizado", disse a ministra da Defesa tadjique, Sherali Mirzo, a repórteres no local.

O secretário-geral do CSTO, Stanislav Zas, disse que os jogos de guerra têm como objetivo mostrar "que nenhuma incursão no território do Tadjiquistão será permitida", acrescentando que "não deixaremos o Tadjiquistão sozinho diante do perigo".

Milhões de tadjiques vivem no Afeganistão, compreendendo seu segundo maior grupo étnico, e o presidente do Tajiquistão, Emomali Rakhmon, criticou o Taliban --predominantemente pashtun-- por não ter estabelecido um gabinete etnicamente diverso.

O Taliban formou uma aliança com um grupo militante de etnia tadjique que busca derrubar Rakhmon, de acordo com relatos da mídia russa.