Topo

Esse conteúdo é antigo

Maioria dos europeus crê que governos descumprirão metas climáticas, diz pesquisa

27/10/2021 11h15

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - A maioria dos cidadãos da União Europeia acha que seu governo fracassará no combate à mudança climática, que os europeus veem como o maior desafio enfrentado pela humanidade neste século, mostrou uma pesquisa publicada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) nesta quarta-feira.

Dos 27.700 entrevistados nos 27 países da UE, 58% disseram crer que seu país não conseguirá reduzir drasticamente suas emissões de dióxido de carbono até 2050, apontou o levantamento climático do BEI.

A falta de fé dos cidadãos do bloco nas credencias climáticas de seus governos contrastou com seu apoio a políticas mais rigorosas.

Na pesquisa, 70% dos entrevistados da UE disse que endossam medidas que impõem mudanças de hábito para enfrentar as emissões.

Uma grande maioria de 87% se disse ou "completamente" ou "algo" a favor da substituição de voos curtos por trens, e 69% disse concordar com um imposto sobre os produtos mais poluentes.

"Na véspera da COP26, estas exigências do público nos dão uma autoridade clara para intensificarmos nossos esforços e acelerar a transição verde", disse o vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, em referência à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, que começa no domingo na Escócia.

Outros 75% dos entrevistados do bloco se disseram mais preocupados com a crise do clima do que seus governos.

A sondagem do BEI foi realizada em agosto e setembro, depois que incêndios florestais devastadores e inundações fatais sublinharam as realidades da mudança climática para muitos europeus.