PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

OMS vai iniciar conversas sobre tratado para enfrentamento de pandemias

01/12/2021 10h45

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira que vai iniciar negociações para um pacto internacional que possa evitar e controlar pandemias futuras.

Espera-se que tal acordo para fortalecer medidas contra pandemias esteja pronto em maio de 2024 e que cubra temas que vão do compartilhamento de dados e sequenciamento genômico de vírus emergentes à distribuição igualitária de vacinas e remédios derivados de pesquisas.

"É claro que ainda há um caminho longo pela frente. Ainda há diferenças de opinião sobre o que um novo acordo poderia ou deveria conter", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma reunião com ministros de Saúde.

Neste intervalo, os países deveriam se ater aos regulamentos internacionais de saúde de 2005 da OMS, disse ele.

A decisão foi adotada por consenso em uma assembleia especial dos 194 países-membros do órgão de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) que levou três dias.

A União Europeia havia pressionado por um entendimento sobre um tratado internacional de cumprimento obrigatório com cerca de 70 outros países, mas Brasil, Índia e Estados Unidos foram alguns dos que relutaram em se comprometer com um acordo, disseram diplomatas.