Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa cita gregos antigos para lamentar ameaças atuais à democracia

04/12/2021 12h47

Por Philip Pullella e Karolina Tagaris

ATENAS (Reuters) - O Papa Francisco pediu neste sábado um retorno à "boa política", dizendo que a democracia se deteriorou perigosamente à medida que pessoas descontentes são atraídas pelos "cantos de sereia" dos políticos populistas que prometem soluções fáceis, mas irrealistas.

O pontífice viajou de Chipre a Atenas, muitas vezes considerada o berço da democracia, na segunda e última etapa de uma viagem pelo Mediterrâneo cujo objetivo principal é chamar a atenção para a situação dos imigrantes e refugiados.

Em discurso no palácio presidencial, o religioso argentino citou antigos filósofos e escritores gregos como Aristóteles e Homero, pedindo um retorno a uma política que favorece o bem comum e não busca incutir medo.

"Não podemos deixar de notar com preocupação como hoje, e não apenas na Europa, estamos testemunhando um declínio da democracia", disse Francisco.

O pontífice chamou a democracia de um empreendimento complexo, mas essencial, que requer ampla participação, "enquanto o autoritarismo é peremptório e as respostas fáceis do populismo parecem atraentes".