Topo

Esse conteúdo é antigo

Medidas introduzidas devido a Ômicron devem ser reduzidas na próxima semana, diz ministro da Saúde britânico

18/01/2022 11h52

LONDRES (Reuters) - O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, disse nesta terça-feira estar otimista de que as medidas contra Covid-19 introduzidas para reduzir a disseminação da variante Ômicron serão reduzidas na próxima semana, à medida que os casos e as hospitalizações parecem ter atingido o pico.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, introduziu em dezembro o chamado "Plano B" para a Inglaterra, em uma tentativa de retardar a propagação da variante Ômicron do coronavírus.

As medidas, que incluem recomendação para trabalhar de casa sempre que possível, maior uso de máscaras e uso de passes de vacina, devem ser revisadas em 26 de janeiro.

O governo disse em dezembro que o plano foi projetado para ganhar tempo para que as pessoas tomassem suas doses de reforço e também descobrir mais sobre a Ômicron, que provou ser altamente transmissível, mas menos grave do que as variantes anteriores.

"Eu sempre tenho dito que essas restrições não devem permanecer em vigor um dia a mais do que o absolutamente necessário", disse Javid no Parlamento, acrescentando que o Reino Unido é o país europeu com maior cobertura pela dose de reforço e tem o maior número de antivirais contra Covid-19 na Europa.

"Devido a essas defesas farmacêuticas e à probabilidade de já termos atingido o pico do número de casos e hospitalizações, estou cautelosamente otimista de que poderemos reduzir substancialmente as medidas na próxima semana."

(Reportagem de Alistair Smout)