Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Pentágono e Rússia criam nova linha de comunicação à medida que tensões aumentam

Vista aérea do Pentágono - Jason Reed/Reuters
Vista aérea do Pentágono Imagem: Jason Reed/Reuters

Phil Stewart

03/03/2022 16h20Atualizada em 03/03/2022 21h06

O Pentágono estabeleceu uma linha direta de comunicação com o Ministério da Defesa da Rússia para evitar "erros de cálculo, incidentes militares e escalada" na região à medida que a invasão russa da Ucrânia avança, disse uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters nesta quinta-feira (3).

Os Estados Unidos dizem que não têm tropas na Ucrânia, mas Washington e aliados da Otan na Europa estão preocupados com possíveis impactos, incluindo acidentes, já que a Rússia realiza o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Os EUA e seus aliados também estão canalizando milhões de dólares em armamentos para as Forças Armadas da Ucrânia, que estão usando as armas contra as tropas russas, apesar das advertências de Moscou contra interferência estrangeira.

"O Departamento de Defesa estabeleceu uma linha com o Ministério da Defesa russo em 1º de março com o objetivo de evitar erros de cálculo, incidentes militares e escalada", disse um alto funcionário da defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato, confirmando um movimento que foi relatado pela primeira vez pela NBC.