Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucranianos retomam casas bombardeadas nos arredores de Kiev

30.mar.2022/ Vista aérea mostra uma casa destruída na vila de Lukianivka, perto de Kiev. - RONALDO SCHEMIDT / AFP
30.mar.2022/ Vista aérea mostra uma casa destruída na vila de Lukianivka, perto de Kiev. Imagem: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Sergiy Karazy e Herbert Villarraga

01/04/2022 17h56Atualizada em 01/04/2022 22h49

Com a fumaça ainda subindo dos destroços fumegantes de tanques, o executivo Leonid Vereshchagin segue seu caminho passando por corpos carbonizados de soldados russos em sua aldeia ucraniana depois do que classificou como um inferno na terra.

Por um mês, ele e sua esposa buscaram refúgio no porão de um amigo em Dmytrivka, cerca de 35 quilômetros a oeste de Kiev, enquanto as tropas russas avançavam e ocupavam a área, tomando as casas de alguns de seus vizinhos.

A maior parte dos 300 moradores do vilarejo saiu, mas cerca de um terço permaneceu ali, coexistindo com os russos enquanto seus tanques patrulhavam dia e noite a região.

"Eles foram às nossas casas. Aquelas que estavam fechadas, eles abriam, quebravam as janelas e tentavam abrir as portas", disse, voltando à sua vila nesta sexta-feira. "Estávamos com eles quando eles estavam visitando as casas, tentando abrir armários de cozinha".

"Eu tenho uma esposa muito corajosa, ela estava observando eles, se certificando de que eles não estavam levando nada", acrescentou, sentado no mesmo porão onde se abrigou. Vários colchões estavam no chão e nas laterais, prateleiras com suprimentos.

Três dias atrás, enquanto os russos patrulhavam a área, as tropas ucranianas chegaram. Quando os russos voltaram, sem saber, houve uma batalha feroz. Vereshchagin e sua esposa escaparam em um carro pela floresta durante um breve intervalo nos combates.