Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidades podem impulsionar combate às mudanças climáticas e oferecer solução, diz ONU

05/04/2022 18h34

Por Daniel Trotta

(Reuters) - As cidades do mundo são grandes impulsionadoras das emissões que aquecem o planeta, mas podem desempenhar um grande papel no combate às mudanças climáticas no futuro próximo.

Especialistas da ONU expuseram na segunda-feira maneiras para controlar as emissões e conter as mudanças climáticas, incluindo um capítulo sobre ações que poderão ser seguidas por planejadores urbanos.

O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas concluiu que as infraestruturas e atividades urbanas causam dois terços das emissões da atualidade.

Isso significa que as cidades podem potencialmente "resolver dois terços do problema. Isso é bem empolgante", disse a geógrafa da Universidade de Yale Karen Seto, uma das principais autoras.

Muitas cidades já estão trabalhando para isso. Londres introduziu taxas sobre a circulação de veículos altamente poluentes em seu centro urbano, e Paris proibiu o trânsito de carros movidos a diesel.

Outras ações que podem ser tomadas incluem o aprimoramento da eficiência energética em prédios, o desenvolvimento das ruas para evitar congestionamentos, o plantio de "telhados verdes" e a instalação de mais parques e o plantio de árvores para remover emissões de carbono e deixar as cidades mais frescas, aponta o relatório.

O planejamento e o incentivo à densidade populacional é recomendado também para prevenir o espalhamento para áreas suburbanas e rurais, que é menos eficiente do ponto de vista energético e ajuda a destruir habitats naturais.

(Reportagem de Daniel Trotta)