Topo

Esse conteúdo é antigo

Astronautas chineses pousam na Terra após missão mais longa da China

Autoridades perto da cápsula da espaçonave Shenzhou-13 após ela retornar à Terra com três astronautas chineses na Mongólia - STR/AFP
Autoridades perto da cápsula da espaçonave Shenzhou-13 após ela retornar à Terra com três astronautas chineses na Mongólia Imagem: STR/AFP

16/04/2022 13h27

Três astronautas chineses retornaram à Terra neste sábado depois de 183 dias no espaço, noticiou a televisão estatal da China, completando a missão espacial tripulada mais longa do país até hoje.

Os astronautas pousaram nove horas após deixarem um módulo da primeira estação espacial da China. Enquanto em órbita, os integrantes da missão Shenzhou-13 assumiram o controle manual no módulo de alojamento de Tianhe para o que a imprensa estatal chamou de "experimento de ancoragem" de uma espaçonave de carga.

Após o lançamento em outubro, os astronautas - Zhai Zhigang, Ye Guangfu e a tripulante Wang Yaping - passaram 183 dias no espaço, completando a quinta das 11 missões necessárias para terminar a estação espacial até o final do ano.

Shenzhou-13 foi a segunda de quatro missões tripuladas programadas para concluir a construção da estação espacial, que começou em abril do ano passado. Shenzhou-12 retornou à Terra em setembro.