Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder norte-coreano critica "imaturidade" de autoridades em resposta à Covid

18/05/2022 10h08

Por Soo-hyang Choi

SEUL (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, criticou a resposta de seu país ao primeiro surto confirmado de Covid-19, acusando autoridades do governo de inadequação e inércia enquanto casos de febre varriam o país, informou a mídia estatal nesta quarta-feira.

A Coreia do Norte registrou mais 232.880 pessoas com sintomas de febre e mais seis mortes, mas não disse quantas pessoas testaram positivo para Covid-19. O país revelou o surto de Covid na semana passada.

Presidindo uma reunião do governista Partido dos Trabalhadores na terça-feira, Kim disse que a "imaturidade na capacidade do Estado para lidar com a crise" aumentou a "complexidade e as dificuldades" no combate à pandemia, segundo a KCNA.

Desde o reconhecimento do surto de Covid-19, a Coreia do Norte registrou 1,72 milhão de pacientes com sintomas de febre, incluindo 62 mortes até a noite de terça-feira.

No entanto, a Coreia do Norte também disse que a situação do vírus no país está tomando uma "virada favorável", acrescentando que a reunião do partido discutiu "manter a boa chance geral de prevenção epidêmica".

Não foram explicados os motivos de uma avaliação tão positiva. O país não iniciou a vacinação em massa e tem capacidade de teste limitada, deixando muitos especialistas preocupados com a dificuldade de analisar os desdobramentos da doença.

(Reportagem de Soo-hyang Choi e Josh Smith)