Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia divulga vídeos de soldados de Azovstal no hospital após rendição

18/05/2022 17h41

(Reuters) - O Ministério da Defesa da Rússia publicou vídeos, nesta quarta-feira, do que afirmou serem soldados ucranianos recebendo tratamento hospitalar, após tropas russas provocarem a rendição de militares da Ucrânia que estavam sitiados na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol.

Em um vídeo, um grupo de homens aparece deitado em camas em um quarto, e dois falam brevemente à câmera. Um deles disse que teve acesso a alimentação e médicos, e o segundo afirmou que recebeu curativos e não tem reclamações sobre o tratamento.

Em um segundo vídeo, um homem com um ferimento na cabeça disse que estava sendo bem alimentado e tratado e que não estava sob nenhuma pressão física ou psicológica.

Não foi possível estabelecer se os homens estavam falando livremente.

A Rússia afirmou que 959 soldados de Azovstal haviam se rendido desde segunda-feira, incluindo 80 homens feridos que estavam sendo tratados em Novoazovsk, na república separatista de Donetsk.

Autoridades ucranianas paralisaram todas as discussões públicas sobre o destino dos soldados que resistiram em Azovstal, mantendo a defesa da siderúrgica durante muitas semanas com seus túneis e abrigos, diante do forte bombardeio russo.

(Reportagem da Reuters)