Topo

Esse conteúdo é antigo

Otan não planeja armas nucleares ou bases na Finlândia, diz premiê a jornal

Marin disse que a questão da Otan implantar armas nucleares ou abrir bases na Finlândia não faz parte das negociações - REUTERS/Remo Casilli
Marin disse que a questão da Otan implantar armas nucleares ou abrir bases na Finlândia não faz parte das negociações Imagem: REUTERS/Remo Casilli

Anne Kauranen e Maria Pia Quaglia Regondi

Reuters, Helsinque

19/05/2022 08h43

A aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não manifestou nenhum interesse em colocar armas nucleares ou bases permanentes na Finlândia, disse a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, a um jornal italiano em entrevista publicada hoje durante visita a Roma.

"Não há interesse (dentro da Otan) em colocar armas nucleares ou bases na Finlândia", disse Marin ao jornal Corriere della Sera, segundo o gabinete dela.

A Finlândia e a Suécia se inscreveram formalmente para ingressar na Otan na quarta-feira, uma decisão estimulada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, mas enfrentam objeções da Turquia a um processo de adesão que originalmente deveria ser relativamente rápido.

Marin, em visita a Roma para se encontrar com seu colega italiano Mario Draghi, disse acreditar que o assunto pode ser resolvido por meio do diálogo.

"Acho que nesta fase é importante manter a calma, ter discussões com a Turquia e todos os outros países-membros, respondendo a perguntas que possam existir e corrigindo quaisquer mal-entendidos", afirmou Marin ao jornal.

Marin também disse que a questão da Otan implantar armas nucleares ou abrir bases na Finlândia não faz parte das negociações de adesão de Helsinque com a aliança militar ocidental.

A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, disse que seu país não quer bases permanentes da Otan ou armas nucleares em seu território.