Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa se diz de "coração partido" por massacre em escola no Texas e pede por controle de armas

25/05/2022 10h35

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco disse nesta quarta-feira que ficou "de cotação partido" pelo massacre a tiros em uma escola no Estado do Texas, nos Estados Unidos, no qual pelo menos 19 crianças e dois professores foram mortos, e pediu um maior controle sobre as armas de fogo.

A multidão na Praça São Pedro para sua audiência geral semanal aplaudiu seu apelo, feito um dia após o pior tiroteio escolar nos Estados Unidos em quase uma década.

"Estou de coração partido com o massacre na escola primária do Texas. Eu rezo pelas crianças e pelos adultos que foram mortos e por suas famílias", disse Francisco sobre o massacre em Uvalde, Texas.

"É hora de dizer 'basta' para o tráfico indiscriminado de armas. Vamos todos assumir um compromisso para que tragédias como esta não possam acontecer novamente", disse ele.

Falando da Casa Branca horas após o tiroteio e visivelmente abalado, o presidente norte-americano, Joe Biden, fez um apelo para que os norte-americanos enfrentem o lobby politicamente poderoso das armas, que ele culpou por bloquear a promulgação de leis mais duras sobre segurança de armas de fogo.

Francisco tem frequentemente criticado a indústria de armas. Em 2015, ele disse que as pessoas que fabricam armas ou investem nas indústrias de armamento são hipócritas quando se autodenominam cristãos.

(Reportagem de Philip Pullella)