PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Hong Kong "renasceu das cinzas", diz presidente chinês em rara visita

30/06/2022 10h02

Por Marius Zaharia

HONG KONG (Reuters) - Hong Kong superou seus desafios e "renasceu das cinzas", disse o presidente da China, Xi Jinping, nesta quinta-feira, ao chegar à ex-colônia britânica para comemorar 25 anos desde seu retorno ao domínio chinês.

Xi prestará juramento com o novo líder do centro financeiro global, John Lee, na sexta-feira, durante sua primeira visita à cidade desde 2017, que também é sua primeira viagem conhecida fora da China continental em mais de dois anos, em meio à pandemia de Covid-19.

Usando máscaras, Xi e sua esposa, Peng Liyuan, desceram de um trem de alta velocidade para serem recebidos por crianças que acenavam com flores e bandeiras chinesas e de Hong Kong e gritavam "bem-vindo" em mandarim.

"Hong Kong resistiu a testes severos repetidas vezes, superando os desafios um a um", disse Xi durante um breve discurso. "Depois do vento e da chuva, Hong Kong renasceu das cinzas."

Alguns analistas veem a visita de Xi como uma turnê de vitória depois que Pequim reforçou seu controle sobre Hong Kong com uma ampla lei de segurança nacional, após protestos em massa pró-democracia em 2019.

"É uma celebração da vitória do governo central sobre a oposição política em Hong Kong", disse John Burns, professor do Departamento de Política e Administração Pública da Universidade de Hong Kong.

A líder que está de saída, Carrie Lam, e seu marido estavam entre os que receberam Xi na estação, que não era usada há dois anos por causa das restrições da Covid.