Topo

Esse conteúdo é antigo

Boris Johnson diz que seu governo não vai renunciar após saída de ministros

Festas durante lockdown no Reino Unido estão no centro do escândalo que atinge o primeiro-ministro Boris Johnson - HANNAH MCKAY/REUTERS
Festas durante lockdown no Reino Unido estão no centro do escândalo que atinge o primeiro-ministro Boris Johnson Imagem: HANNAH MCKAY/REUTERS

William James, Michael Holden, Elizabeth Piper e Kate Holton

06/07/2022 08h36Atualizada em 06/07/2022 09h50

Cada vez mais isolado, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson prometeu continuar lutando e afirmou que não deixará o cargo. A mais recente turbulência a afetar o governo foi a renúncia dos secretários de Finanças e Saúde, que provocaram a saída de mais 15 políticos, de baixo clero, e a retirada de apoio de parlamentares.

Johnson usou uma sessão semanal de perguntas e respostas no Parlamento para tentar resistir, repetindo suas justificativas para o último escândalo.

Com a maré de demissões aumentando, alguns questionaram se o primeiro-ministro pode preencher as vagas.

Johnson procurou reafirmar autoridade nomeando rapidamente Nadhim Zahawi como ministro das Finanças. Mas quando o ex-secretário de Educação Zahawi apareceu na manhã de quarta-feira para definir as prioridades do governo, ele foi confrontado com notícias de novas demissões.

O desempenho do premiê nas perguntas foi recebido com uma resposta silenciosa e, ocasionalmente, risadas. Um membro do próprio partido de Johnson perguntou se haveria alguma circunstância em que ele deveria renunciar.

Ele respondeu que só desistiria se o governo não pudesse continuar.

Quando os tempos estão difíceis... é exatamente o momento em que você espera que o governo continue com seu trabalho, não vá embora... que continue com o nosso trabalho e foque nas coisas que importam para as pessoas deste país.
Boris Johnson responde perguntas do Parlamento

O procurador Alex Chalk, o segundo consultor jurídico mais importante do governo, disse que o efeito cumulativo de uma série de escândalos fez com que a população não acreditasse mais que o governo poderia manter os padrões esperados de franqueza.

"Lamento que eu compartilhe esse julgamento", afirmou.

O nível de hostilidade que Johnson enfrenta dentro de seu partido foi visto quando ele apareceu no Parlamento para a sessão de perguntas e diante dos presidentes de comitês selecionados para um interrogatório de duas horas.

"Suspeito que teremos que arrastá-lo chutando e gritando de Downing Street", disse um parlamentar conservador à Reuters, falando sob condição de anonimato. "Mas se tivermos que fazer dessa maneira, então faremos."

Johnson, ex-jornalista e prefeito de Londres que se tornou o rosto da saída do Reino Unido da União Europeia, obteve uma vitória eleitoral esmagadora em 2019 antes de adotar uma abordagem combativa e muitas vezes caótica no governo.

Sua liderança esteve atolada em escândalos e erros nos últimos meses, com o primeiro-ministro multado pela polícia por violar as leis de lockdown da Covid-19 e um relatório condenatório publicado sobre o comportamento de autoridades em seu escritório em Downing Street que quebraram suas próprias regras de lockdown.

Também houve reviravoltas políticas, uma defesa malfadada de um parlamentar que violou as regras de lobby e críticas de que ele não fez o suficiente para enfrentar uma crise de custo de vida, com muitos britânicos em dificuldades para lidar com o aumento dos preços do combustível e dos alimentos.