Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente sul-coreano alerta para retaliação severa em caso de provocação da Coreia do Norte

06/07/2022 11h19

SEUL (Reuters) - O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, ordenou nesta quarta-feira que os militares retaliem "imediata e severamente" em caso de qualquer provocação norte-coreana em meio a preocupações de que a Coreia do Norte possa realizar seu primeiro teste nuclear em cinco anos.

Yoon, que assumiu o cargo em maio, presidiu sua primeira reunião com os principais comandantes militares e pediu fortes capacidades para deter os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, disse o gabinete presidencial.

A Coreia do Norte vem realizando neste ano testes de mísseis em um ritmo sem precedentes e acredita-se que esteja se preparando para seu sétimo teste nuclear.

A reunião militar ocorreu um dia depois que os caças F-35A da Força Aérea dos Estados Unidos chegaram à Coreia do Sul em sua primeira visita anunciada publicamente desde 2017, conforme os aliados e a Coreia do Norte se envolvem em um ciclo crescente de exibições de armas.

"O presidente Yoon disse que fortes capacidades de defesa devem estar prontas para proteger a segurança do país e o interesse nacional, pois as incertezas de segurança em torno da Coreia do Sul e do nordeste da Ásia estão crescendo mais do que nunca", segundo o gabinete presidencial.

Na semana passada, Yoon se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, à margem da cúpula da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Madri e concordou em explorar outros meios para reforçar a dissuasão contra a Coreia do Norte.

(Reportagem de Soo-hyang Choi)