Topo

Esse conteúdo é antigo

Xangai rastreia covid em karaokê enquanto China tenta conter surtos

Um trabalhador médico coleta uma amostra de uma pessoa para um teste de ácido nucleico em um local de teste improvisado, em meio ao surto de doença por coronavírus em Pequim, na China - TINGSHU WANG/REUTERS
Um trabalhador médico coleta uma amostra de uma pessoa para um teste de ácido nucleico em um local de teste improvisado, em meio ao surto de doença por coronavírus em Pequim, na China Imagem: TINGSHU WANG/REUTERS

07/07/2022 11h51Atualizada em 21/07/2022 17h22

Por Brenda Goh e Roxanne Liu

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Milhões em Xangai fizeram fila para o terceiro dia de testes em massa da covid-19, nesta quinta-feira, enquanto autoridades em várias cidades chinesas lutam para conter novos surtos que reacenderam as preocupações sobre o crescimento na segunda maior economia do mundo.

Autoridades locais em toda a China estavam sob pressão para impedir que a doença se espalhe a tal ponto que, sob a estratégia de "tolerância zero" do país, exigiria grandes restrições por um período prolongado de tempo.

Xangai, em particular, quer evitar a repetição do lockdown de dois meses que causou grandes perdas econômicas e estresse mental a seus 25 milhões de habitantes e interrompeu as cadeias de suprimentos e o comércio internacional em abril e maio.

"O ressurgimento da Ômicron não é um problema na maioria dos outros países, mas continua sendo um problema predominante para a economia chinesa", escreveram analistas do Nomura em nota, referindo-se à variante altamente transmissível da covid.

Como a China é "de longe o maior centro de fabricação do mundo, qualquer nova onda da Ômicron provavelmente terá um impacto não negligenciável", acrescentaram.

Xangai, a cidade mais populosa da China, está correndo para rastrear e isolar infecções ligadas a um prédio no qual um salão de karaokê foi reaberto ilegalmente e um local de serviço de comida oferecia karaokê sem licença.

Autoridades revogaram as licenças das duas empresas e as multaram, disse o governo municipal na quarta-feira. Duas autoridades locais estão sendo investigadas por não conduzirem a supervisão adequada.

Xangai registrou 54 novos casos de Covid transmitidos localmente na quarta-feira, contra 24 no dia anterior.