Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã diz ter detido plano de sabotagem de rede ligada a Israel

23/07/2022 15h09

DUBAI (Reuters) - O Irã disse neste sábado que suas forças de segurança prenderam uma rede de agentes que trabalham para Israel antes que eles pudessem realizar sabotagem e "operações terroristas", noticiou a imprensa estatal.

O anúncio feito pelo Ministério de Inteligência do Irã ocorreu em meio ao aumento das tensões com o arqui-inimigo Israel com relação ao programa nuclear de Teerã.

"Os membros desta rede estavam em contato com a agência de espionagem Mossad (de Israel) através de um país vizinho e entraram no Irã a partir da região do Curdistão (do Iraque) com equipamentos avançados e fortes explosivos", disse o ministério em comunicado divulgado pela mídia estatal.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, que supervisiona o Mossad, não quis comentar.

O Irã geralmente acusa seus inimigos ou rivais no exterior, como Israel, Estados Unidos e Arábia Saudita, de tentar desestabilizar o país.

O Ministério da Inteligência não disse quantas pessoas foram presas e não divulgou sua nacionalidade. A rede planejou "atos de sabotagem e operações terroristas sem precedentes em locais sensíveis", disse o comunicado, sem dar detalhes.

Neste mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, firmaram uma promessa conjunta de negar armas nucleares ao Irã. Teerã diz que seu programa nuclear é pacífico e nega estar buscando armas nucleares.

(Reportagem da redação de Dubai)