Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália registra número recorde de internações por Covid-19

25/07/2022 11h06

Por Renju Jose

SYDNEY (Reuters) - O número de australianos internados em hospitais com Covid-19 atingiu um recorde de cerca de 5.450 nesta segunda-feira, mostraram dados oficiais, à medida que a disseminação de novas subvariantes altamente contagiosas da Ômicron sobrecarrega o sistema de saúde em todo o país.

O número cresceu desde o final de junho, quando as cepas BA.4 e BA.5 se tornaram dominantes, uma vez que podem escapar da proteção imunológica, seja por vacinação ou infecção anterior, enquanto alguns especialistas dizem que a última pode ser tão infecciosa quanto o sarampo.

O número de pessoas em hospitais é o mais alto desde o surgimento do coronavírus, superando a taxa de 5.390 de janeiro durante a primeira onda de infecções pela Ômicron. O número diário de mortes também aumentou, chegando a 100 no sábado pela primeira vez.

Mais de 1.000 lares de idosos sofreram surtos, disse o governo.

Com vários centros de assistência a idosos lutando contra a falta de funcionários, o apoio do pessoal de defesa em tais instalações deve ser estendido até o final de setembro, disse o ministro da Defesa, Richard Marles.

"É uma medida extrema e é correto descrevê-la assim", afirmou ele à televisão ABC. "Dado o número de surtos que temos agora, esta é a coisa certa a fazer."

Muitos trabalhadores da linha de frente em hospitais também estão doentes ou isolados, agravando a crise da saúde.