Topo

Cuba recebe ajuda de México e Venezuela para combater incêndio em instalação de petróleo

07/08/2022 16h00

Por Marc Frank e Nelson Acosta

HAVANA (Reuters) - Cuba tentou neste domingo controlar um incêndio em sua principal instalação de armazenamento de petróleo que matou um bombeiro, convocando a ajuda de México e Venezuela para enfrentar as chamas.

Um raio na sexta-feira atingiu um dos oito tanques no porto de Matazanas, cerca de 96 kms ao leste de Havana. Um segundo tanque pegou fogo no sábado, pegando bombeiros e outras pessoas no local de surpresa. Dezesseis pessoas estavam desaparecidas.

A segunda explosão feriu mais de 100 pessoas, muitas delas socorristas, e 24 permanecem hospitalizados. Cinco estão em condição crítica.  

“Estamos enfrentando um incêndio de tal magnitude que é muito difícil de controlar em Cuba, onde não há todos os meios necessários”, disse o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, a repórteres.

No domingo, 82 mexicanos e 35 venezuelanos com experiência no combate a incêndios se juntaram à operação, levando quatro aviões carregados de produtos químicos para controlar as chamas.

“A ajuda é importante, eu diria que é vital e será decisiva”, disse Díaz-Canel. Cuba tem usado água e helicópteros para enfrentar as chamas.

(Reportagem de Marc Frank)