Topo

Biden visita comunidades atingidas por enchentes no leste do Kentucky

08/08/2022 17h14

Por Nandita Bose

LEXINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu pessoalmente nesta segunda-feira as casas danificadas, árvores derrubadas e ruas cobertas de lama devido a enchentes severas no leste do Kentucky, e estabeleceu uma ligação entre o desastre e as mudanças climáticas.

Temperaturas extremamente quentes afetam a região enquanto famílias lutam para se recuperar das cheias causadas por chuvas torrenciais que começaram no final de julho. Pelo menos 37 pessoas morreram, e alguns sobreviventes escaparam da água com pouco mais do que suas próprias vidas.

"Como todos vocês sabem, nós sofremos as consequências das mudanças climáticas, um número significativo de catástrofes climáticas por todo o país", afirmou Biden em um pronunciamento a autoridades estaduais e federais sobre a resposta emergencial.

Biden marcou uma vitória importante no domingo, quando o Senado dos EUA aprovou um projeto de 430 bilhões de dólares que inclui um pacote de energia limpa que tem o objetivo de combater as mudanças climáticas.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, fez uma avaliação otimista sobre a recuperação até agora, fazendo uma piada de que o sinal de celular havia sido retomado mesmo em locais que nunca o tiveram antes.

"Nós temos energia para todos, com exceção de cerca de 200 casas, e isso é incrível", disse Beshear. "Temos fornecimento de água a mais pessoas do que sequer pensávamos que fosse possível".

Biden aprovou uma declaração de grande desastre para o Kentucky na semana passada, liberando verbas federais para trabalhos de emergência.