Topo

Cinco suspeitos são presos por massacre em igreja católica na Nigéria

09/08/2022 13h43

Por Camillus Eboh

ABUJA (Reuters) - A Nigéria prendeu cinco suspeitos de um ataque de militantes islâmicos em uma igreja católica que matou 40 pessoas no início de junho, disse o chefe do Estado-Maior, general Leo Irabor, nesta terça-feira.

Autoridades nigerianas disseram suspeitar que o grupo insurgente Estado Islâmico na Província da África Ocidental (Iswap) tenha realizado o massacre de membros de uma congregação dentro da Igreja Católica de São Francisco no Estado de Ondo em 5 de junho.

O Iswap está travando uma insurgência no nordeste, mas as alegações de que realizou o ataque longe de seu enclave levantaram a preocupação de que o grupo esteja expandindo sua presença na Nigéria.

Irabor disse em um comunicado em Abuja que os agressores foram presos durante operações conjuntas envolvendo as Forças Armadas, o Departamento de Serviços de Segurança e a polícia. Ele não disse onde e quando as prisões foram feitas.

Ele afirmou que não poderia apresentar os suspeitos devido às investigações em andamento.

"Gostaria de dizer que, no devido tempo, o mundo os verá e outros que estão por trás de outros ataques ousados ​​no país", disse Irabor.

O Iswap assumiu a responsabilidade por uma série de ataques de baixa escala, bem como pela ousada fuga da prisão em Abuja no início de julho que libertou mais de 400 presos.