Topo

Esse conteúdo é antigo

Cuba ainda luta contra maior incêndio de sua história em depósito de petróleo

6.ago.2022 - Vista do grande incêndio em um depósito de combustível em Matanzas, no oeste de Cuba - Yamil LAGE / AFP
6.ago.2022 - Vista do grande incêndio em um depósito de combustível em Matanzas, no oeste de Cuba Imagem: Yamil LAGE / AFP

Marc Frank

09/08/2022 14h29Atualizada em 09/08/2022 14h40

HAVANA (Reuters) - Os cubanos acordaram com apagões maciços na manhã desta terça-feira, com 40% da principal instalação de armazenamento de combustível do país destruída pelo que as autoridades disseram ter sido o pior incêndio de sua história.

Testemunhas da Reuters relataram que as chamas intensas que devastaram um segmento de quatro tanques do porto de supertanques de Matanzas desde sexta-feira diminuíram e as altas nuvens de fumaça preta espessa que ainda fluíam da área pareciam tingidas de cinza.

Matanzas é o maior porto de Cuba para receber petróleo bruto e importações de combustíveis. O petróleo pesado cubano, bem como o óleo combustível e o diesel armazenado em Matanzas, são usados principalmente para gerar eletricidade na ilha.

O país comunista, sob pesadas sanções dos Estados Unidos, está praticamente falido. Apagões frequentes e escassez de gasolina e outras commodities já haviam criado uma situação tensa com protestos locais dispersos após a agitação histórica do último verão em julho.

Um raio atingiu um tanque de armazenamento de combustível na noite de sexta-feira. O fogo se espalhou para um segundo no domingo e consumiu a área de quatro tanques na segunda-feira, acompanhado por grandes explosões e apesar dos esforços dos bombeiros locais apoiados por mais de cem reforços mexicanos e venezuelanos.

Oficiais não disseram quanto combustível foi perdido no incêndio que destruiu todos os quatro tanques. As autoridades afirmaram que a vizinha Baía de Matanzas não foi contaminada por petróleo. Ainda assim, eles alertaram os moradores de lugares tão distantes quanto Havana para usar máscaras faciais e evitar chuva ácida devido à enorme nuvem de fumaça gerada pelo incêndio.

Um bombeiro morreu e 14 desapareceram no sábado, quando o segundo tanque explodiu, disseram autoridades nesta terça-feira, corrigindo um número anterior de 16 desaparecidos.

Na manhã desta terça-feira, mais helicópteros se juntaram ao esforço para apagar o fogo, junto com um barco de bombeiros enviado pelo México.