Topo

Casa Branca prepara plano de três partes para direito ao aborto

16/08/2022 10h03

Por Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) - Animada por uma vitória no Kansas, onde os eleitores rejeitaram decisivamente uma proibição do aborto, e de olho nas eleições legislativas de novembro, a Casa Branca está promovendo uma nova estratégia de três pontos para proteger o direito ao aborto, disseram à Reuters fontes com conhecimento direto do assunto, e usa uma abordagem diferente ao buscar atingir os homens.

Na nova cartilha, que não foi divulgada anteriormente, o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, vai se apoiar em dois estatutos federais específicos para aprimorar suas táticas de litígio federal contra Estados que limitam o aborto; coletar dados e pesquisar como as restrições afetam as mulheres e comunicar isso aos eleitores; e apresentar um plano de mensagens consistente sobre como a gravidez forçada afeta negativamente tanto mulheres quanto homens.

Autoridades graduadas da Casa Branca, assessores e defensores do direito ao aborto realizaram várias chamadas de estratégia e engajamento nos últimos dias, incluindo uma ligação em 4 de agosto com quase 2.000 participantes, para ouvir os planos do governo, disseram as fontes, que falaram sob a condição do anonimato para discutir reuniões privadas.

Defensores do direito ao aborto criticaram o governo Biden no passado por ser lento em agir em torno de uma decisão da Suprema Corte em junho que encerrou o direito constitucional ao aborto. Nos últimos dias, a Casa Branca investiu nova energia na questão, disseram eles. Dois decretos, juntamente com o envolvimento constante com as principais partes interessadas, sob liderança da vice-presidente Kamala Harris, aplacaram algumas preocupações, acrescentaram.

A Casa Branca está "realmente avançando na tentativa de promover sua mensagem sobre a questão do aborto nas eleições de meio de mandato", disse Lawrence Gostin, diretor do Instituto de Direito Nacional e Global de Saúde da Universidade de Georgetown, que vem trabalhando com a Casa Branca.

"Eles esperam que isso funcione bem entre as mulheres suburbanas e essa foi a vantagem de Biden na eleição presidencial."

Uma autoridade de alto escalão da Casa Branca afirmou que o governo acredita que a questão pode levar apoio aos democratas junto a muitos eleitores republicanos durante as eleições de meio de mandato.