Topo

Coreia do Norte rejeita plano "audacioso" de ajuda econômica do Sul

18/08/2022 21h04

Por Joori Roh

SEUL (Reuters) - Kim Yo Jong, a poderosa irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, disse na sexta-feira (horário local) que o país nunca aceitará uma proposta sul-coreana para impulsionar a economia do Norte em troca de desistir de armas nucleares.

Os comentários marcam a primeira vez que uma alta autoridade norte-coreana comentou diretamente sobre um "plano audacioso" proposto pela primeira vez pelo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, em maio.

As declarações vieram depois que Yoon repetiu na quarta-feira em uma entrevista coletiva para marcar seus primeiros 100 dias no governo que ele estava disposto a fornecer ajuda econômica à Coreia do Norte se Pyongyang pusesse fim ao desenvolvimento de armas nucleares e começasse a desnuclearização.

"Pensar que o plano de trocar ´cooperação econômica´ por nossa honra, as bombas nucleares, é o grande sonho, esperança e plano de Yoon, chegamos à conclusão de que ele é realmente simples e ainda infantil", disse Kim Yo Jong em uma declaração à agência estatal KCNA. "Ninguém troca seu destino por bolo de milho".

"Embora ele possa bater à porta com um grande plano no futuro, já que seu 'plano ousado´ não funciona, deixamos claro que não ficaremos cara a cara com ele", acrescentou.

Especialistas dizem que o último plano econômico do Sul é semelhante às propostas de presidentes anteriores, incluindo as que foram apresentadas durante as cúpulas entre o então presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un, sugerindo que era improvável que o Norte aceitasse a oferta.

(Reportagem de Joori Roh)