Topo

EUA e Taiwan iniciarão negociações comerciais formais sob nova iniciativa

18/08/2022 08h08

TAIPÉ (Reuters) - Estados Unidos e Taiwan concordaram em iniciar negociações comerciais sob uma nova iniciativa para chegar a acordos com "resultados economicamente significativos", e uma autoridade de Taiwan disse que a "coerção econômica" da China também será discutida.

Washington e Taipé divulgaram a Iniciativa EUA-Taiwan sobre o Comércio do Século 21 em junho, poucos dias depois que o governo Biden excluiu a ilha reivindicada pelos chineses de seu plano econômico focado na Ásia, projetado para combater a crescente influência da China.

O escritório do representante comercial dos EUA disse que os dois lados "chegaram a um consenso sobre o mandato de negociação" e espera-se que a primeira rodada de discussões ocorra a partir do fim de setembro.

“Planejamos seguir um cronograma ambicioso para alcançar compromissos de alto padrão e resultados significativos abrangendo as onze áreas comerciais no mandato de negociação que ajudará a construir uma economia do século 21 mais justa, próspera e resiliente”, disse a vice-representante comercial dos Estados Unidos, Sarah Bianchi, em um comunicado.

O principal negociador comercial de Taiwan, John Deng, afirmou a repórteres em Taipé que espera que as negociações comecem no próximo mês e que isso possa um dia levar a um acordo de livre comércio que a ilha busca há muito tempo com os EUA.

(Por Ben Blanchard; Reportagem adicional de Eduardo Baptista em Pequim)