Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin não irá a funeral de Gorbachev por 'questões de agenda', diz Kremlin

Em foto de 2004, Vladimir Putin e Mikhail Gorbachev estão juntos em conferência organizada pelo então primeiro-ministro da Alemanha, Gerhard Schroeder - ALEXANDER NEMENOV/AFP
Em foto de 2004, Vladimir Putin e Mikhail Gorbachev estão juntos em conferência organizada pelo então primeiro-ministro da Alemanha, Gerhard Schroeder Imagem: ALEXANDER NEMENOV/AFP

01/09/2022 07h42

O presidente russo, Vladimir Putin, não comparecerá ao funeral do último líder soviético, Mikhail Gorbachev, no sábado, devido a questões de agenda, informou o Kremlin.

Em uma ligação com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin prestou seus respeitos na manhã de quinta-feira, visitando e colocando uma coroa de flores no Hospital Clínico Central de Moscou, onde Gorbachev morreu na terça-feira.

"Infelizmente, a agenda de trabalho do presidente não permitirá que ele faça isso em 3 de setembro, então ele decidiu fazer isso hoje", afirmou Peskov.

Ele acrescentou que o funeral de Gorbachev terá "elementos" de um funeral de Estado, incluindo uma guarda de honra, e que o Estado estava ajudando na organização.