Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois russos fugindo do serviço militar chegam ao Alasca e pedem asilo nos EUA

Navios de guerra chineses e russos avistados na ilha do Alasca; soldados que pediram asilo estariam fugindo de convocação de Vladimir Putin  - Pexels
Navios de guerra chineses e russos avistados na ilha do Alasca; soldados que pediram asilo estariam fugindo de convocação de Vladimir Putin Imagem: Pexels

07/10/2022 08h14Atualizada em 07/10/2022 08h14

Dois cidadãos russos que fugiram do serviço militar em seu país natal pediram asilo nos Estados Unidos depois de chegar de barco ao Alasca, segundo informações de autoridades do estado, divulgadas ontem.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no mês passado uma mobilização militar parcial para a guerra de Moscou na Ucrânia. Dezenas de milhares de homens fugiram para o exterior para evitar serem recrutados.

O gabinete da senadora Lisa Murkowski, que representa o Alasca, disse que os dois russos alegaram estar buscando asilo para evitar o serviço militar obrigatório. Eles foram encontrados perto de uma cidade do Alasca a cerca de 64 km da costa russa.

A mobilização de Putin provou ser um dos movimentos mais impopulares de Moscou, provocando protestos em cidades e regiões de todo o país. A invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, começou a se desfazer depois que uma contra-ofensiva ucraniana recuperou milhares de quilômetros quadrados de território no mês passado.

O governador do Alasca, Mike Dunleavy, disse que os dois indivíduos vieram da Rússia em um barco e estavam sendo interrogados.

"Nós não prevemos um fluxo contínuo de indivíduos ou uma flotilha de indivíduos. Não temos nenhuma indicação de que isso vá acontecer, então isso pode ser único", disse Dunleavy em comunicado.

A embaixada russa em Washington está ciente do caso e planeja ter uma conversa telefônica com os dois cidadãos em breve, disse uma porta-voz da missão, segundo a agência de notícias Tass.