Topo

Lula assume Presidência neste domingo com segurança reforçada em meio a tensão em Brasília

01/01/2023 11h32

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir a Presidência da República pela terceira vez neste domingo com um esquema inédito de segurança em meio a tensão na capital do país após episódios de vandalismo e até uma tentativa abortada de explosão de uma bomba no aeroporto de Brasília.

Antes mesmo de assumir, o ainda presidente eleito já adiantou algumas reuniões bilaterais no sábado com delegações estrangeiras que vieram prestigiar sua posse.

Lula reuniu-se no sábado com representantes da Rússia e da Ucrânia e pediu o fim da guerra entre os dois países. No Twitter, o petista disse que teve encontros separados com a presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko, e com a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko.

Lula encontrou ainda o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Diversas autoridades estrangeiras devem participar da posse de Lula neste domingo, entre elas 19 chefes de Estado.

SESSÃO SOLENE

O roteiro oficial do dia começa pouco depois das 14h com a chegada de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin à Catedral Metropolitana de Brasília, e na sequência os dois irão desfilar em um carro pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. Ainda não foi definido se o presidente vai desfilar em carro aberto ou fechado.

A previsão é que os dois cheguem ao Congresso por volta das 14h40, para uma sessão solene de posse prevista para começar às 15h. Pelo roteiro estão previstos execução do hino nacional, prestação do compromisso constitucional, leitura e assinatura de posse do presidente e do vice e pronunciamentos.

A saída de Lula e Bolsonaro do Congresso, que ocorre sob honras militares, deve acontecer pouco depois das 16h. Em seguida eles chegam ao Palácio do Planalto, onde vão subir a rampa, e na sequência Lula irá receber a faixa presidencial.

Com a viagem na sexta-feira do então ainda presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, não está claro como se dará a passagem da faixa ao petista.

Lula fará então um discurso no Parlatório do Planalto.

Segundo as autoridades envolvidas, até 30 mil pessoas vão poder assistir ao discurso de Lula na Praça dos Três Poderes.

Por volta das 18h, o presidente e autoridades do novo governo vão ao Palácio do Itamaraty, onde haverá uma recepção para os convidados estrangeiros.

SEGURANÇA

As forças de segurança do governo federal e do Distrito Federal montaram um forte esquema, com bloqueios para revista de pessoas e até mesmo com policiais à paisana entre os presentes.

O efetivo de policiais e outros integrantes das forças de segurança pública na operação do dia da posse não foi revelado oficialmente, mas todos os servidores estarão prontos para serem acionados.

"Estaremos com 100% com efetivo em prontidão, podendo ser empregado em caso de necessidade", disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, em entrevista na quinta-feira a respeito dos preparativos para a posse.

Segundo documento de segurança ao qual a Reuters teve acesso, cerca de 4,6 mil pessoas das Forças Armadas estarão na operação, juntamente com 3,3 mil pessoas de segurança do governo do Distrito Federal, 900 do Gabinete de Segurança Institucional, 500 da Polícia Federal, 180 da Polícia Rodoviária Federal, 80 da Força Nacional de Segurança, 80 da segurança do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

Também haverá atiradores de elite no topo de edifícios e serão usados cerca de 150 drones. O espaço aéreo de Brasília seria fechado a partir das 8h.

No gramado da Esplanada dos Ministérios não será permitida a entrada com garrafas de lata e de vidro, mastros de bandeira e outros objetos que possam causar lesões a outras pessoas. O público poderá levar alimentos, mas eles devem preferencialmente estar acondicionados em sacos plásticos porque podem ser vistoriados.

Aliados de Lula esperam que os últimos acontecimentos em Brasília, como as suspeitas de bombas e os atos de vandalismo que levaram a prisões de envolvidos, não causem impacto no comparecimento dos apoiadores de Lula às festividades --a expectativa é do comparecimento de 300 mil pessoas.

FESTA POPULAR

Além dos atos oficiais de posse, o domingo também será repleto de atrações para o público que vai à Esplanada dos Ministérios.

Já pela manhã começa a programação do Festival do Futuro, batizado popularmente de "Lulapalooza". Haverá uma pausa por volta das 13h, e a programação será retomada no início da noite. Estão previstos mais de 60 artistas se apresentando em dois palcos alternadamente, "Gal Costa" e "Elza Soares", em homenagem às duas cantoras falecidas em 2022.

Há uma expectativa de auxiliares de Lula de que ele compareça à festa popular à noite.

(Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu)