Topo

Santos será afastado do Congresso dos EUA se violou leis, diz republicano

15/01/2023 13h37

WASHINGTON (Reuters) - O deputado norte-americano George Santos, que mentiu sobre grande parte de seu currículo e trajetória de vida, será removido do Congresso caso se descubra que ele violou leis de financiamento de campanha, disse o também republicano e presidente da Comissão de Fiscalização da Câmara James Comer neste domingo.

"Não cabe a mim ou a qualquer outro membro do Congresso determinar se ele pode ser expulso por mentir. Agora, se ele infringiu as leis de financiamento de campanha, será removido do Congresso", disse Comer ao programa "State of the Union", da CNN.

Por diversas vezes Santos --filho de pais brasileiros-- se recusou a renunciar, mesmo com a pressão crescente dentro de seu próprio partido para que ele assim fizesse.

Na última quinta-feira, ele disse que desocupará sua cadeira, que representa eleitores da região da cidade de Nova York, apenas se perder a próxima eleição.

Vários membros do Partido Republicano, muitos deles do mesmo distrito de Santos, que abrange partes do Queens e de Long Island, exigiram a renúncia do congressista recém-eleito.

Pelo menos seis de seus colegas deputados republicanos no Estado de Nova York aderiram a esses apelos também.

O presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, disse que deixará o destino de Santos nas mãos do Comitê de Ética e dos eleitores.

(Por Doina Chiacu)