Topo

EUA e África do Sul vão "rastrear dinheiro" de tráfico de animais selvagens, diz secretária do Tesouro dos EUA

25/01/2023 14h48

Por Andrea Shalal

HAMMANSKRAAL, África do Sul (Reuters) - O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e o Tesouro Nacional da África do Sul concordaram nesta quarta-feira em formar uma força-tarefa para "rastrear o dinheiro" e intensificar os esforços para deter o comércio ilegal de animais selvagens, disse a secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen.

Ao discursar na Reserva Dinokeng Game, na região de Pretória, Yellen disse às autoridades sul-africanas que o novo grupo trabalhará para intensificar o compartilhamento de informações pelas unidades de inteligência financeira dos países e fortalecer os controles para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

A maior parte da vida selvagem caçada e traficada em todo o mundo é destinada à China para uso em medicamentos tradicionais, disse uma autoridade dos EUA. Esse tráfico diminuiu drasticamente durante o auge da pandemia de Covid-19, mas começou a aumentar novamente no ano passado.

O Conservation Strategy Fund classifica o tráfico ilegal de vida selvagem como o quarto maior crime organizado internacionalmente do mundo, com receitas anuais entre 7 bilhões e 23 bilhões de dólares.

A imprensa sul-africana informou que a Força-Tarefa de Ação Financeira, com sede em Paris, que estabelece padrões para o combate à lavagem de dinheiro e financiamento ilícito, poderia adicionar a África do Sul à sua "lista cinza" quando se reunir em fevereiro de 2023.

Os países da lista cinza estão sujeitos a um maior monitoramento pela força-tarefa devido à preocupação de que correm maior risco de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.