Topo

Turquia convoca nove embaixadores ocidentais por causa de alertas de segurança

02/02/2023 17h58

Por Huseyin Hayatsever e Ezgi Erkoyun

ANCARA (Reuters) - A Turquia convocou embaixadores de nove países ocidentais, incluindo Estados Unidos e Suécia, nesta quinta-feira, para criticar suas decisões de fechar temporariamente missões diplomáticas e emitir alertas de segurança após os incidentes envolvendo a queima do Alcorão na Europa.

Diplomatas da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça e Reino Unido também foram convocados, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores em Ancara.

Nas últimas duas semanas, ativistas de extrema-direita queimaram cópias do livro sagrado muçulmano, o Alcorão, na Suécia, Dinamarca e Holanda, atos que levaram a Turquia a interromper as negociações destinadas a levantar suas objeções à adesão da Suécia e da Finlândia à Otan.

Os países europeus denunciaram os incidentes, mas alguns dizem que não podem evitá-los por causa das regras de liberdade de expressão.

Ao longo da última semana, França, Alemanha, Itália e Estados Unidos estavam entre os que alertaram seus cidadãos sobre o aumento do risco de ataques na Turquia, principalmente contra missões diplomáticas e locais de culto não muçulmanos.

Alemanha, França e Holanda estão entre os países que fecharam temporariamente missões diplomáticas na Turquia por motivos de segurança nesta semana. Alguns citaram áreas centrais de Istambul como pontos de alta preocupação, mas não forneceram a fonte da informação.

"Tais atividades simultâneas não constituem uma abordagem proporcional e de bom senso e... servem apenas à agenda secreta de organizações terroristas", disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores turco, que pediu para não ser identificada.