Topo

Esse conteúdo é antigo

Óvnis abatidos podem não ser chineses nem perigosos, diz Casa Branca

Caça da Força Aérea dos EUA durante exercício militar - George Frey
Caça da Força Aérea dos EUA durante exercício militar Imagem: George Frey

Steve Holland, Doina Chiacu e Michael Martina

Em Washington (EUA)

14/02/2023 13h21Atualizada em 14/02/2023 13h44

A Casa Branca disse não haver indicação de que os três objetos voadores misteriosos não identificados abatidos por caças norte-americanos estejam ligados ao programa de balões espiões da China.

John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, disse que as comunidades de inteligência dos EUA estão considerando a possibilidade de que os objetos possam ser balões "ligados a algum propósito comercial ou benigno", na ausência de outra explicação.

A comunidade de inteligência dos Estados Unidos está considerando, agora, a possibilidade de que três objetos estejam ligados a um propósito comercial ou inofensivo.

Entretanto, ressaltou a repórteres que os Estados Unidos ainda não tinham uma compreensão definitiva da origem dos três objetos.

Ele disse que mais informações serão conhecidas se e quando os destroços puderem ser coletados, mas que estão em áreas de difícil acesso — duas no norte congelado do país e uma no lago Huron. Kirby disse que os destroços estavam sendo difíceis de recuperar.

Em 4 de fevereiro, um caça norte-americano abateu um balão chinês de alta altitude na costa da Carolina do Sul depois que ele transitou pelos Estados Unidos.

Kirby confirmou que o caça que derrubou o objeto sobre o lago Huron errou um míssil inicial que caiu no lago.