Topo

Esse conteúdo é antigo

Emirados Árabes dizem que EUA deveriam pressionar por fim rápido da guerra em Gaza

Prédio residencial destruído na cidade de Khan Younis, na Faixa de Gaza Imagem: Mohammed Salem - 04.nov.2023/Reuters

Alexander Cornwell;

Reuters, em Abu Dhabi

04/11/2023 13h39

O assessor diplomático do presidente dos Emirados Árabes Unidos disse neste sábado que os Estados Unidos deveriam pressionar por um fim rápido à guerra entre Israel e Hamas e que um novo processo precisa ser encontrado para a questão entre israelenses e palestinos ou os EUA serão vistos como inefetivos.

Anwar Gargash também afirmou que a política de contenção de Israel, que foi o 'marco' da questão palestina nas últimas duas décadas, fracassou e pediu uma nova abordagem que lide com refugiados, fronteiras e Jerusalém Oriental.

"O envolvimento dos EUA será visto em quando acabamos com esta guerra, quão mais rápido, melhor, e se conseguimos ter outro tipo de processo na resolução de problemas, na resolução da questão", disse, em uma conferência política na capital Abu Dhabi.

"Se esta crise continuar, especialmente no lado humanitário e se esta crise nos levar novamente ao ponto de partida, à velha política de contenção pré-Sete de Outubro, eu acho que o papel norte-americano aqui não será, esqueça certo ou errado, não será visto como efetivo", acrescentou.

Os Emirados Árabes foram o Estado árabe mais importante a assinar os Acordos de Abraão de 2020, um pacto mediado pelos EUA para estabelecer laços diplomáticos com Israel que quebrou décadas de uma política pan-árabe que cobrava um Estado palestino antes da normalização.

Uma potência do Golfe Árabe, os Emirados Árabes são um dos parceiros mais próximos dos EUA no Oriente Médio e abrigam forças norte-americanas. Também buscaram uma política externa mais independente e assertiva durante a última década, demonstrada pelas suas relações com Israel.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Emirados Árabes dizem que EUA deveriam pressionar por fim rápido da guerra em Gaza - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional