Topo

Conteúdo publicado há
8 meses

EUA apoiam revisão da ONU sobre morte de palestinos durante entrega de ajuda em Gaza

Palestinos transportam feridos após soldados israelenses atirarem durante distribuição de alimentos na Cidade de Gaza Imagem: REUTERS TV via REUTERS

04/03/2024 20h06

Os Estados Unidos apoiam que a ONU promova uma revisão do incidente em que dezenas de palestinos foram mortos durante entrega de ajuda humanitária em Gaza, na semana passada, disse o Departamento de Estado dos EUA nesta segunda-feira.

Autoridades sanitárias de Gaza afirmam que forças israelenses mataram a tiros mais de 100 palestinos que aguardavam a entrega de auxílio na última quinta-feira. Alguns sobreviventes feridos também relataram que as forças israelenses atiraram contra eles enquanto corriam na esperança de conseguir comida para suas famílias. Israel atribuiu as mortes à multidão que cercou os caminhões de ajuda, dizendo que as vítimas foram pisoteadas ou atropeladas.

Relacionadas

A pressão sobre Israel se intensificou devido às mortes, amplamente condenadas, e vários países manifestam apoio a um pedido da ONU por um inquérito. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a situação exigiria uma investigação independente e eficaz.

"Notei que a ONU diz estar enviando funcionários da ONU aos hospitais para analisar a natureza dos ferimentos e ver se foi uma quantidade pequena de pessoas que foram mortas a tiros ou se foi uma quantidade grande ou se as mortes foram resultado de atropelamento por caminhões ou esmagamento nos terríveis eventos que ocorreram", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, nesta segunda-feira.

"Então, parece que a ONU está conduzindo pelo menos o seu próprio tipo de avaliação sobre o que aconteceu e nós apoiamos que ela faça isso."

O Hamas atacou Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas, segundo os israelenses. Desde então, Israel tem atacado militarmente Gaza, governada pelo Hamas. Os bombardeios contra o pequeno enclave mataram mais de 30.000 palestinos, afirma o Ministério da Saúde local.

A maior parte de Gaza foi arrasada pela ofensiva de Israel. Quase toda a sua população de 2,3 milhões de pessoas foi deslocada e está à beira da fome. A África do Sul acusa Israel de genocídio liderado pelo Estado na Corte Internacional de Justiça. Israel nega a alegação e diz que atua em legítima defesa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA apoiam revisão da ONU sobre morte de palestinos durante entrega de ajuda em Gaza - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional