Homens armados sequestram dezenas de alunos de escola na Nigéria, dizem pais
Garba Muhammad;Hamza Ibrahim;Ahmed Kingimi;
Kaduna, Kano e Maiduguri, na Nigéria
07/03/2024 19h39Atualizada em 07/03/2024 19h56
Homens armados sequestraram nesta quinta-feira dezenas de alunos no norte da Nigéria, disseram moradores locais e pais das crianças, no que pode ser o maior sequestro coletivo em instituições de ensino desde 2021.
A polícia de Kaduna não estava imediatamente disponível para comentar o ocorrido, que aconteceu pouco depois das aulas da manhã em uma escola pública na cidade de Kuriga.
Relacionadas
O número de alunos sequestrados não está claro.
"Conforme falamos, as pessoas estão escrevendo os nomes das crianças que foram à escola hoje, mas não voltaram. É com essas estatísticas que saberemos o número exato de desaparecidos", afirmou Salisu Ahmed Kuriga, cujos três irmãos mais novos estão entre os que não chegaram em casa.
Pais afirmaram que, ao chegarem à escola, os homens armados passaram a atirar indiscriminadamente, antes de sequestrar dezenas de alunos e desaparecer na mata.
"Não sabemos o que fazer. Estamos esperando para ver o que Deus pode fazer. Eles são minhas únicas crianças na Terra", afirmou à Reuters Fatima Usman, cujos dois filhos estão entre os sequestrados.
Sequestros em troca de resgate se tornaram endêmicos no norte da Nigéria, prejudicando o dia a dia e fazendo com que muitas crianças não participem da vida escolar.
O último grande sequestro coletivo do tipo ocorreu em junho de 2021, quando homens armados levaram mais de 80 alunos de uma escola no Estado de Kebbi, no noroeste do país.