Lula afirma que pode ser candidato à reeleição em 2026 para evitar volta de "trogloditas"

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que pode ser candidato à reeleição em 2026 se considerar que isso é necessário para evitar a volta ao poder daqueles que chamou de "trogloditas".

Em entrevista à rádio CBN, Lula afirmou que existem pessoas qualificadas para serem candidatas por seu grupo político em 2026 e que ele terá de considerar sua idade e estado de saúde antes de decidir por uma eventual candidatura. Disse ainda que a disputa à reeleição "não é a primeira hipótese".

Ao mesmo tempo, Lula, que estará prestes a completar 81 anos durante a campanha eleitoral de 2026, disse que pode ser candidato para evitar a volta dos que chamou de "fascistas".

"Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que meus 80 anos virarão 40 e eu poderei ser candidato", disse o presidente.

"Mas não é a primeira hipótese. Nós vamos ter que pensar muito, eu sei que eu vou estar com 80 anos, eu tenho que medir qual é o meu estado de saúde, qual é a minha resistência física, porque eu quero ter responsabilidade com o Brasil. Mas não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista, não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista como nós já tivemos."

(Por Eduardo Simões)

Deixe seu comentário

Só para assinantes