Ministro das Relações Exteriores da Turquia se reúne com novo líder da Síria
ANCARA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, reuniu-se neste domingo com o líder de fato da Síria, Ahmed al-Sharaa -- também conhecido como Abu Mohammed al-Golani -- em Damasco, disse o Ministério das Relações Exteriores da Turquia, sem fornecer mais detalhes.
Fotografias e imagens compartilhadas pela pasta mostraram Fidan e Sharaa, líder do grupo islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS), que liderou a operação para derrubar Bashar al-Assad há duas semanas, caminhando à frente de uma delegação lotada antes de posar para fotos.
Relacionadas
Os dois também são vistos apertando as mãos, se abraçando e sorrindo. Na sexta-feira, o presidente turco Tayyip Erdogan disse que a Turquia ajudará a nova administração da Síria a formar uma estrutura estatal e a redigir uma nova constituição, acrescentando que Fidan irá a Damasco para discutir essa nova composição, sem fornecer uma data.
Ibrahim Kalin, chefe da agência de inteligência MIT da Turquia, também visitou Damasco no dia 12 de dezembro, quatro dias após a queda de Assad.
Durante anos, Ancara apoiou os rebeldes que buscavam destituir Assad e saudou o fim do brutal governo de cinco décadas de sua família após uma guerra civil de 13 anos. A Turquia também é residência de milhões de imigrantes sírios e espera que eles comecem a voltar para casa após a queda de Assad, além de prometer ajudar a reconstruir a Síria.
A visita de Fidan ocorre em meio aos conflitos no nordeste da Síria entre os combatentes apoiados pela Turquia e a milícia curda YPG, que encabeça as Forças Democráticas Sírias (SDF), aliadas dos EUA no nordeste, e que Ancara considera uma organização terrorista.
(Reportagem de Tuvan Gumrukcu)