Topo

Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia

23/12/2024 14h29

(Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou nesta segunda-feira que mais de 3 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos na região de Kursk, na Rússia, e alertou que Pyongyang pode enviar mais pessoal e equipamentos para o exército de Moscou.

"Há o risco de a Coreia do Norte enviar mais soldados e equipamentos militares para o exército russo", disse Zelenskiy na plataforma X, após receber um relatório de seu principal comandante militar, Oleksandr Syrskyi.

Relacionadas

"Teremos respostas concretas a isso", acrescentou.

A estimativa de perdas norte-coreanas é maior do que a fornecida pelo Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, que informou nesta segunda que pelo menos 1,1 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.

A avaliação está alinhada com um relatório da semana passada da agência de inteligência da Coreia do Sul, que indicou cerca de 100 mortes e mais 1 mil feridos na região.

Zelenskiy destacou que citou dados preliminares. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos sobre as perdas em combate.

A Rússia não confirmou nem negou a presença de norte-coreanos em seu lado. Pyongyang inicialmente descartou os relatos sobre o envio de tropas como "notícias falsas", mas um funcionário norte-coreano declarou que qualquer envio desse tipo seria legal.

(Por Yuliia Dysa)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias