Kennedy Jr. demite todos os 17 membros de comitê de vacinas nos EUA

Por Ahmed Aboulenein e Michael Erman

WASHINGTON (Reuters) - O secretário da Saúde dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., demitiu todos os membros do painel de especialistas em vacinas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e está reconstituindo o comitê, disse seu departamento nesta segunda-feira.

Kennedy removeu todos os 17 membros do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização dos CDCs, disse o Departamento de Saúde e Serviços Humanos em comunicado, e está considerando novos membros para substituí-los.

"Hoje, priorizamos a restauração da confiança pública acima de qualquer agenda específica a favor ou contra vacinas", disse Kennedy. "O público precisa saber que a ciência imparcial — avaliada por meio de um processo transparente e isenta de conflitos de interesse — orienta as recomendações de nossas agências de saúde."

Todos os 17 membros em exercício do comitê foram nomeados durante o governo do ex-presidente Joe Biden, incluindo 13 em 2024, informou o departamento. Não removê-los teria impedido o governo do presidente Donald Trump de escolher a maioria do comitê até 2028.

"Isso é uma tragédia", disse Jesse Goodman, ex-cientista-chefe da Food and Drug Administration (FDA). "Este é um grupo altamente profissional de cientistas, médicos e outros... É o tipo de interferência política que reduzirá a confiança em vez de aumentá-la."

Os membros do comitê são obrigados a declarar quaisquer conflitos de interesse potenciais ou percebidos que surjam no curso da gestão do órgão e quaisquer interesses comerciais relevantes, posições de autoridade ou outras conexões com organizações relevantes para o trabalho.

O comitê realizará sua próxima reunião de 25 a 27 de junho em Atlanta, informou o departamento.

A FDA aprova vacinas para venda ao público, não o comitê. A função do comitê é revisar os dados em uma reunião pública e votar nas recomendações de vacinas, que são então enviadas ao diretor dos CDCs para aprovação.

Continua após a publicidade

As vacinas aprovadas são incorporadas ao calendário de vacinação dos CDCs.

(Reportagem de Ahmed Aboulenein em Washington e Michael Erman em Nova York; reportagem adicional de Puyaan Singh em Bengaluru e Julie Steenhuysen em Chicago)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.