Topo

Homem gritou "Bolsonaro" ao atirar contra acampamento do PT, diz Le Monde

29/04/2018 09h50

Os sites de notícias da França repercutem neste domingo (29) o ataque a tiros contra os partidários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acampados nas proximidades ...

"No Brasil, dois feridos a tiros contra partidários de Lula" é a manchete de uma matéria publicada no site do jornal Le Monde neste domingo. A correspondente do diário em São Paulo, Claire Gatinois, escreve que o agressor "esvaziou sua arma contra os manifestantes instalados desde o início de abril em um acampamento perto da prisão onde está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva". Cerca de 20 tiros foram registrados, destaca a matéria. 

"No momento de atirar, o homem teria gritado 'Bolsonaro', nome do deputado de extrema-direita, pré-candidato à eleição presidencial de outubro e fervoso opositor de Lula", reitera o texto. Le Monde destaca que um vídeo do atirador, que fugiu depois da agressão, foi registrado pelas câmeras de segurança e viralizou na noite de sábado. 

O jornal indica que duas pessoas foram feridas no ataque. "Uma delas, Jefferson Lima de Menezes, de 38 anos, foi atingido na nuca e está internado em estado grave." A outra ferida, diz Le Monde, é Marcia Koakoski, de 42 anos, teria sido atingida por estilhaços de bala, mas não corre risco de vida.

Para PT, foi atentado

O site do jornal 20 Minutes destaca que o PT classificou o incidente como um atentado. O texto também reproduz o communicado do partido, divulgado após o incidente, no qual indica que várias balas foram encontradas no acampamento, mostrando que o agressor atirou diversas vezes. 

O site da rádio Europe 1 destaca que o local que foi alvo do ataque é ocupado por militantes pró-Lula. "Partidários deste ícone da esquerda e dirigentes do PT acampam a alguns metros da sede da Polícia Federal, onde o ex-presidente está preso", completa. 

Europe 1 também lembra que o ex-presidente lidera todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro. Condenado no caso do tríplex do Guarujá, Lula "afirma ser vítima de um processo político destinado a impedi-lo de tentar um terceiro mandato", conclui a matéria.