Parlamento da Armênia rejeita candidatura do opositor Panichian e prolonga crise

O Parlamento armênio rejeitou, nesta terça-feira (1º), a candidatura do opositor Nikol Pachinian ao cargo de primeiro-ministro interino.

Após mais de sete horas de discursos e de debates, o Partido Republicano, da situação, vetou a candidatura. Dos 100 deputados presentes, 55 se opuseram a Pachinian. Milhares de partidários se reuniram no centro da capital Erevan para acompanhar a votação. Poucas horas antes, o opositor havia ameaçado causar um "tsunami político", se não conseguisse o cargo.

Pachinian, de 52 anos, também sofreu a deserção de dois aliados dentro da coalizão de três bancadas parlamentares que haviam garantido seu apoio a ele. "Uma força política que declarou guerra a seu próprio povo acaba de se autodestruir. O Partido Republicano como força política deixou de existir, é um fantasma", proclamou o opositor diante dos deputados.

Depois do fracasso no Parlamento, Pachinian convocou seus partidários a bloquearem estradas, trens e aeroportos como forma de protesto. "A partir das 8h15 desta quarta-feira (1h15, em Brasília), vamos bloquear todas as estradas. Convoco uma greve geral", declarou o opositor a seus militantes em Erevan. "A revolução do amor e da tolerância continua", afirmou.

A Armênia se encontra em uma crise política desde 13 de abril. No dia 23, as manifestações de milhares de simpatizantes e militantes da oposição levaram à renúncia do premiê Serge Sarkissian. Ele havia sido eleito primeiro-ministro seis dias antes pelos deputados, após exercer a Presidência por dez anos. A Constituição do país proíbe que um chefe de Estado renove duas vezes o seu mandato e a população viu na eleição como chefe do governo um subterfugio de Sarkissian para permanecer no poder.

Ex-jornalista, Pachinian é o principal rival de Serge Sarkissian e de seu Partido Republicano.

(Com informações da AFP)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos