Trump confirma saída dos EUA de acordo nuclear iraniano

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou nesta terça-feira (8) a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano, decisão que pode piorar a situação ...

Não houve surpresa no anúncio do fim da participação dos EUA no acordo nuclear iraniano, firmado em Viena em 2015 entre a nação norte-americana, o Irã, a China, a Rússia, a França, o Reino Unido e a Alemanha após 21 meses de longas negociações. O restante dos países assinantes protestaram contra a decisão de Donald Trump.

Em abril, 500 parlamentares europeus assinaram uma carta aberta pedindo a permanência da nação norte-americana no tratado, mas sem resultado. "Durante mais de dez anos, a Europa, os Estados-Unidos e a comunidade internacional permaneceram sob o medo de um Irã dotado de uma arma nuclear. Depois de 13 anos de esforços diplomáticos, a assinatura do acordo nuclear de 14 de julho de 2015 em Viena permitiu um avanço histórico", dizia o documento.

A visita do presidente francês Emmanuel Macron à Casa Branca no mesmo mês, vista como a última chance de salvar o acordo, também não teve efeito. O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves le Drian, se manifestou na segunda-feira (7) afirmando que "esse acordo nos preserva da proliferação nuclear".

Futuro incerto

Hoje mais cedo, Donald Trump atacou no Twitter o ex-Secretário de Estado John Kerry, um dos principais negociadores do texto. "John Kerry não pode aceitar o fato de que ele teve sua oportunidade e não aproveitou. Fique longe das negociações, John, você só fez mal a seu país", publicou o presidente.

Apesar da reprovação internacional, Trump, seguindo seu slogan "America Frist", "América em primeiro lugar", já desrespeitou diversos engajamentos multilaterais, como o Acordo de Paris sobre Clima ou o Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica.

Ainda não se sabe as consequências exatas da saída dos EUA do tratado nuclear iraniano, nem se o Irã continuará agora que Donald Trump tomou sua decisão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos