Topo

Cidade no Quênia fica coberta de lama após rompimento de barragem

AP
Imagem: AP

10/05/2018 10h59

Pelo menos 41 pessoas, incluindo 20 crianças, foram mortas após o rompimento de uma represa no centro do Quênia.

Na noite de quarta-feira (9), por volta das 21h, a barragem privada Patel, utilizada para irrigação, rompeu e inundou a cidade rural de Solai, afetando cerca de 500 famílias e destruindo casas e pontes. Durante toda a noite, os serviços de socorro e a Cruz Vermelha trabalharam para oferecer abrigo às vítimas.

“É uma catástrofe, porque a maior parte dos habitantes estava dormindo quando a tragédia ocorreu”, declarou Gideon Kibunjah, autoridade policial da região.

“Eu estava jantando com meus pais e meu irmão mais novo. Não tenho ideia de onde eles estão agora. Fui levada pelas águas, mas, por sorte, pude me segurar a uma árvore e ficar lá até o nível descer”, disse Ngugi Njoroge, em uma maca do hospital. “Só estou viva pela graça de Deus.”

Cobertos de lama

As fotos da tragédia mostram as equipes de socorro no meio dos escombros das pequenas habitações feitas de madeira. “Encontramos 11 corpos cobertos de lama numa plantação de café”, afirmou um policial.

“São certamente pessoas que tentaram escapar mas que não conseguiram por causa da força das águas. A maioria são crianças e pessoas idosas, que não puderam correr rápido o suficiente”, reiterou.

O Quênia sai de um período agudo de seca e, desde março, sofre com o outro lado da moeda: chuvas intensas têm causado fortes inundações que já causaram a morte de 170 pessoas.

O país tem duas temporadas de chuva anuais: uma curta, de outubro a dezembro, e outra longa, de março a junho. A Cruz Vermelha já fez um pedido de doações de € 4 milhões para ajudar a nação.