Pyongyang promete desmantelar programa nuclear antes de encontro de Kim e Trump

A Coreia do Norte anunciou, neste sábado (12), que vai desmantelar sua estrutura de testes nucleares ainda este mês.

"Uma cerimônia de desmantelamento dos locais de testes atômicos é prevista entre os dias 23 e 25 de maio, em função das condições meteorológicas", indicou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

O comunicado, que cita o ministério norte-coreano das Relações Exteriores, informa que a imprensa internacional será convidada para acompanhar a destruição dos túneis das plantas de Punggye, perto da fronteira com a China. Repórteres vindos da Rússia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Coreia do Sul e China serão autorizados a cobrir o evento, afim de "mostrar, de forma transparente, o desmantelamento das locais de testes nucleares norte-coreanos", conclui a agência.

O anúncio é feito um dia após os Estados Unidos informarem que estariam dispostos a dar a Coreia do Norte uma ajuda econômica, além de "garantias" caso o país se engaje em uma "desnuclearização rápida e completa". Na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, também declarou, após ter encontrado Kim Jong Un em Pyongyang, que as discussões entre os dois haviam sido "boas e calorosas".

Local já realizou seis testes nucleares

A planta de atividades nucleares, instalada dentro de uma montanha a 2000 metros de altitude, já foi usada pelo menos seis vezes. A existência da local foi revelada em 2006, quando a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear, ainda sob o comando de Kim Jong Il.

Apesar do anúncio de desmantelamento este mês, especialistas estimam que a destruição pode ser apenas uma fachada, pois a planta poderia já estar desativada. "Esse é um gesto positivo, mas que não representa muito esforço" para a Coreia do Norte, declarou via Twitter Vipin Narang, cientista político do Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston. Já para o perito Jeffrey Lewis, do Middlebury Institute for International Studies, Pyongyang vai certamente "limpar totalmente o local antes de mostrar a plmanta para qualquer um".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos