Raios e trovoadas colocam França em estado de alerta
O mês de maio está registrando um recorde de raios desde o ano 2000 na França. Nesta-feira (29), as luzes de uma tempestade atravessaram os céus de Paris, que também registrou inundações e interrupção do tráfego de algumas linhas do metrô.
Quarenta e uma regiões francesas foram colocadas em alerta, em razão do risco elevado de tempestades. Desde o início do mês, mais de 157 mil raios caíram na capital, segundo o site de monitoramento do serviço de meteorologia francês Météo France. “A intensidade do fenômeno não é excepcional, o que é excepcional é o fato que ele chega mais cedo do que costume. Geralmente, as tempestades são comuns no verão”, diz o meteorologista Patrick Galois.
O fenômeno se explica pela manutenção de uma massa de ar quente e úmida, que favorece essa situação. “Essa primavera europeia tem uma particularidade: a atmosfera está um pouco “invertida”. O ar quente se situa no norte da Europa e o ar fresco no sul”, explicou Galois, lembrando que um “anticiclone se situa sobre a Escandinávia há várias semanas”. A cidade de Toulouse, no sudoeste da França, registrou um mês de maio mais fresco do que Oslo, na Noruega, onde as temperaturas giram em torno de 29°.
As tempestades já deixaram uma vítima: uma menina de seis anos foi atingida por um galho de uma árvore que caiu neste sábado (26) em um parque perto de Laval, no oeste do país. A região vinícola de Bordeaux também teve 7.100 hectares - cerca de 5% do território, atingidos neste fim de semana. Na região de Champagne, o mau tempo afetou 1800 hectares de plantações, e cerca de mil deles foram totalmente destruídos.
Em Paris, mau tempo afeta metrô
As chuvas que caíram na capital francesa atrapalharam o tráfego no metrô. A apresentação do futuro dispositivo de segurança em frente à torre Eiffel também foi cancelada. Até o torneio de tênis de Roland Garros precisou ser interrompido. As três últimas partidas da terceira jornada da competição, entre Chardy-Berdych, Mayer-Benneteau e Polansky-Herbert, foram interrompidas às 20h50 no horário local nesta terça-feira por conta da chegada da tempestade.
No Twitter, vários internautas publicaram fotos dos raios que atingiram a capital. Como essa imagem, publicada pelo repórter do jornal "Le Parisien", Yann Foreix, de tirar o fôlego, que teve mais de mil "curtidas" na rede social.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.