UE promete retaliações às taxas dos EUA sobre aço e alumínio
A Comissão Europeia prometeu reagir à decisão dos Estados Unidos de impor tarifas sobre o aço e o alumínio importados pelo país da União Europeia (UE), anunciada nesta quinta-feira (31).
Além dessas medidas retaliatórias, a UE vai apresentar queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC). "Este é um dia ruim para o comércio mundial", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em um discurso em Bruxelas. "Portanto, iniciaremos imediatamente o processo perante a OMC e anunciaremos retaliações nas próximas horas". "É totalmente inaceitável que um país imponha medidas unilaterais ao comércio mundial", acrescentou.
Para o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, "nossa resposta à 'América primeiro' [o slogan de Trump, America First] só pode ser: 'Europa Unida'". "Não podemos entender essa decisão e a rejeitamos", acrescentou o chefe da diplomacia alemã.
Não houve “progressos suficientes”
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, anunciou nesta quinta-feira que o país irá introduzir as tarifas sobre o aço e alumínio europeus a partir desta sexta-feira (1°). A UE havia se beneficiado de uma isenção temporária sobre essas tarifas, anunciada em março pelo presidente norte-americano, Donald Trump, mas Ross considerou que as negociações comerciais com a UE não haviam feito “progressos suficientes” que justificassem uma extensão desta derrogação para além de 1° de junho.
A Comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström, denunciou a atitude de Washington: "Os Estados Unidos têm procurado usar a ameaça das restrições comerciais como alavanca para concessões do bloco europeu. Não é assim que fazemos negócios, e certamente não entre parceiros, amigos e aliados de longa data", disse ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.